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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desenvolvimento científico - como ocorre? ensino a partir de um histórico da Teoria Ondulatória da Luz
Author(s)/Inventor(s): Pinto Júnior, Jones da Costa
Advisor: Sousa, João José Fernandes de
Abstract: Este trabalho sugere a introdução de tópicos de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física para o Nível Médio. Tal motivação surgiu devido à percepção do autor sobre o desconhecimento e preconceitos existentes em relação aos modelos científicos existentes antes dos atuais. Textos oficiais sobre educação são citados, como os PClSTs (Brasil), os relatórios Project 2061 e The Liberal Art of Science (EUA), entre outros, onde é sugerida essa necessidade. Foi escolhido um episódio da história da Física – a evolução da teoria ondulatória da luz entre os séculos XVTI e XIX – para fazer um plano de aula onde não se deseja exatamente apresentar aos alunos um novo tópico de Física, mas enfraquecer algumas visões distorcidas sobre seu desenvolvimento (e das Ciências em geral), como a que mostra o conhecimento científico como acabado, ou como cópia da realidade. Com tal plano de aula, deseja-se que os alunos compreendam as Ciências, e entre elas a Física, como parte do desenvolvimento cultural da humanidade, eternamente inacabado e sempre sendo aperfeiçoado, e que tal aperfeiçoamento é fruto da contribuição de diversas pessoas num processo que, não raro, é permeado por verdadeiras disputas. O experimento de Young é mostrado na aula, montado de maneira diferente da mostrada hoje na maioria dos livros didáticos.
Keywords: Teoria de campos e ondas
Ensino médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Aug-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

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