Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8013
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLuiz, Adir Moysés-
dc.contributor.authorSouza, Edson Ignez de-
dc.date.accessioned2019-05-21T17:24:22Z-
dc.date.available2019-05-23T03:00:14Z-
dc.date.issued2010-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8013-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleCélulas a combustível, um tema para motivar aulas no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo propor um tema para motivar o ensino de Física, explicitando as perspectivas a respeito de uma tecnologia que vem sendo considerada promissora por muitos cientistas, mas ao mesmo tempo ainda enfrenta diversas barreiras técnicas. No capítulo 1, abordamos a importância da busca por fontes de energias mais limpas, e a preocupação com o futuro da humanidade, e a aplicação deste assunto em aulas de física no Ensino Médio. No capítulo 2 deste trabalho, são apresentadas as fontes de energia não poluentes e as principais fontes renováveis de energia, explicitado aonde se insere o hidrogênio neste contexto, e qual o motivo desse elemento ser protagonista de uma forma tão promissora de se produzir energia limpa. O capítulo 3 apresenta definições sobre as células a combustível, que é uma tecnologia essencial na geração de energia elétrica a partir do hidrogênio ou outras substâncias. Apresentamos também neste capítulo o funcionamento básico de uma célula a combustível, além dos principais tipos de fabricação desta tecnologia. No capítulo 4 são apresentadas as aplicações desta tecnologia num futuro próximo, as dificuldades atuais para essas aplicações e algumas soluções já descobertas e experimentais, encontradas por cientistas de todo o mundo. No capítulo 5, objetivamos relacionar os assuntos abordados em capítulos anteriores, com o ensino da Física no Ensino Médio. Para isso é apresentada uma experiência, com o objetivo de propor uma aplicação deste tema em sala de aula. Por fim, no capítulo 6, apresentamos as conclusões desta monografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EISouza.pdf8.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.