Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8013
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Luiz, Adir Moysés | - |
dc.contributor.author | Souza, Edson Ignez de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T17:24:22Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:09Z | - |
dc.date.issued | 2010-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8013 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Células a combustível, um tema para motivar aulas no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo propor um tema para motivar o ensino de Física, explicitando as perspectivas a respeito de uma tecnologia que vem sendo considerada promissora por muitos cientistas, mas ao mesmo tempo ainda enfrenta diversas barreiras técnicas. No capítulo 1, abordamos a importância da busca por fontes de energias mais limpas, e a preocupação com o futuro da humanidade, e a aplicação deste assunto em aulas de física no Ensino Médio. No capítulo 2 deste trabalho, são apresentadas as fontes de energia não poluentes e as principais fontes renováveis de energia, explicitado aonde se insere o hidrogênio neste contexto, e qual o motivo desse elemento ser protagonista de uma forma tão promissora de se produzir energia limpa. O capítulo 3 apresenta definições sobre as células a combustível, que é uma tecnologia essencial na geração de energia elétrica a partir do hidrogênio ou outras substâncias. Apresentamos também neste capítulo o funcionamento básico de uma célula a combustível, além dos principais tipos de fabricação desta tecnologia. No capítulo 4 são apresentadas as aplicações desta tecnologia num futuro próximo, as dificuldades atuais para essas aplicações e algumas soluções já descobertas e experimentais, encontradas por cientistas de todo o mundo. No capítulo 5, objetivamos relacionar os assuntos abordados em capítulos anteriores, com o ensino da Física no Ensino Médio. Para isso é apresentada uma experiência, com o objetivo de propor uma aplicação deste tema em sala de aula. Por fim, no capítulo 6, apresentamos as conclusões desta monografia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EISouza.pdf | 8.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.