Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8013
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Células a combustível, um tema para motivar aulas no ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Edson Ignez de
Tutor: Luiz, Adir Moysés
Resumen: Este trabalho tem como objetivo propor um tema para motivar o ensino de Física, explicitando as perspectivas a respeito de uma tecnologia que vem sendo considerada promissora por muitos cientistas, mas ao mesmo tempo ainda enfrenta diversas barreiras técnicas. No capítulo 1, abordamos a importância da busca por fontes de energias mais limpas, e a preocupação com o futuro da humanidade, e a aplicação deste assunto em aulas de física no Ensino Médio. No capítulo 2 deste trabalho, são apresentadas as fontes de energia não poluentes e as principais fontes renováveis de energia, explicitado aonde se insere o hidrogênio neste contexto, e qual o motivo desse elemento ser protagonista de uma forma tão promissora de se produzir energia limpa. O capítulo 3 apresenta definições sobre as células a combustível, que é uma tecnologia essencial na geração de energia elétrica a partir do hidrogênio ou outras substâncias. Apresentamos também neste capítulo o funcionamento básico de uma célula a combustível, além dos principais tipos de fabricação desta tecnologia. No capítulo 4 são apresentadas as aplicações desta tecnologia num futuro próximo, as dificuldades atuais para essas aplicações e algumas soluções já descobertas e experimentais, encontradas por cientistas de todo o mundo. No capítulo 5, objetivamos relacionar os assuntos abordados em capítulos anteriores, com o ensino da Física no Ensino Médio. Para isso é apresentada uma experiência, com o objetivo de propor uma aplicação deste tema em sala de aula. Por fim, no capítulo 6, apresentamos as conclusões desta monografia.
Materia: Ensino de física
Ensino médio
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: may-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EISouza.pdf8.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.