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http://hdl.handle.net/11422/8020
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Santos, Filadelfo Cardoso | - |
dc.contributor.author | Sousa, Servio Túlio Lunguinho de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T17:54:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:09Z | - |
dc.date.issued | 2010-09-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8020 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Uma mecânica discreta no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Vitorvani | - |
dc.contributor.referee2 | Gaspar, Marcos Binderly | - |
dc.contributor.referee3 | Tort, Alexandre Carlos | - |
dc.description.resumo | Na Mecânica estudada no Ensino Médio, frequentemente os alunos estudam uma série de problemas de movimentos sem resolvê-los. Decoram funções matemáticas que correspondem às soluções destes problemas e aprendem a identificar suas representações gráficas. Não é comum aos alunos a tarefa de aplicar a segunda lei de Newton em problemas de movimento para, assim, obter a solução do problema. Isso se deve ao fato de a segunda lei de Newton ser um tipo especial de equação, cuja solução depende de uma série de regras de cálculo que não está presente nos conteúdos estudados no Ensino Médio. Entretanto, quando se trata de um problema de movimento no qual a aceleração da massa em movimento é constante ou nula, é possível o estudo deste movimento a partir da segunda lei de Newton. Nosso trabalho propõe regras de cálculo que permitem a obtenção de soluções para problemas de movimento a partir da aplicação da segunda lei de Newton. Estas regras são acessíveis aos alunos do Ensino Médio e permitem solucionar problemas nos quais a aceleração não é constante, nos aproximando, portanto, de movimentos reais que fazem parte do nosso cotidiano. Apresentaremos as soluções dos problemas que permitiram a construção de gráficos pelos próprios alunos. Estes poderão usar calculadoras ou computadores. No final deste trabalho oferecemos uma programação para computadores que tenham o programa Maple 12 [1] ou outro programa equivalente instalado. Acreditamos que o processo de solução de problemas de movimento e a participação direta dos alunos na construção de gráficos estimulam a independência do aluno e constituem um processo de aprendizagem mais eficiente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
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