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http://hdl.handle.net/11422/8029
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Moreira, Lígia de Farias | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Hiran Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T20:40:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:09Z | - |
dc.date.issued | 2011-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8029 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ondas | pt_BR |
dc.subject | Som | pt_BR |
dc.subject | Acústica | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Deficiência auditiva | pt_BR |
dc.title | Ensinando sons através de vibrações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amorim, Hélio Salim | - |
dc.contributor.referee2 | Chaves, Francisco Artur Braun | - |
dc.contributor.referee3 | Firme, André Penna | - |
dc.description.resumo | A proposta deste trabalho é ensinar os conceitos físicos de ondas, sons e acústica para alunos portadores de deficiência auditiva (surdos). O grupo utilizado para o desenvolvimento e coleta dos dados desta pesquisa foi uma turma da 3ª série do Ensino Médio do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), por meio de uma abordagem experimental que apresenta o som e suas características nos correlates presentes nas vibrações provocas pelas ondas sonoras. A base teórica que fundamenta o trabalho é estudo do Centro de Pesquisas em Neuropsicologia e Cognição da Universidade de Montreal, em um estudo divulgado em 15 de julho na revista Nature [MOEHLECKE, 2004], revelando que indivíduos cegos têm mais facilidade que pessoas que enxergam para se guiar por sons. Segundo os pesquisadores a pesquisa aponta que a área do cérebro responsável pelas funções sensoriais manteria esses sentidos conectados no nascimento e gradativamente seriam eliminadas nos indivíduos sem limitações. Já naqueles que ficaram cegos cedo, a ligação tenderia a ser preservada e ser usada. Essa pesquisa gerou a ideia de utilizar essas conexões que estariam preservadas favorecendo um incremento tátil desse grupo e apresentar o som através das vibrações provocas pelo mesmo. Espera-se com isso fornecer aos alunos uma oportunidade de compreensão mais significativa, com plano que promova motivação e contribua para a melhora do rendimento acadêmico desse grupo. Favorecendo também o trabalho dos professores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ACUSTICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Física |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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