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http://hdl.handle.net/11422/8029
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Ensinando sons através de vibrações |
Autor(es)/Inventor(es): | Medeiros, Hiran Fernandes |
Orientador: | Moreira, Lígia de Farias |
Resumo: | A proposta deste trabalho é ensinar os conceitos físicos de ondas, sons e acústica para alunos portadores de deficiência auditiva (surdos). O grupo utilizado para o desenvolvimento e coleta dos dados desta pesquisa foi uma turma da 3ª série do Ensino Médio do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), por meio de uma abordagem experimental que apresenta o som e suas características nos correlates presentes nas vibrações provocas pelas ondas sonoras. A base teórica que fundamenta o trabalho é estudo do Centro de Pesquisas em Neuropsicologia e Cognição da Universidade de Montreal, em um estudo divulgado em 15 de julho na revista Nature [MOEHLECKE, 2004], revelando que indivíduos cegos têm mais facilidade que pessoas que enxergam para se guiar por sons. Segundo os pesquisadores a pesquisa aponta que a área do cérebro responsável pelas funções sensoriais manteria esses sentidos conectados no nascimento e gradativamente seriam eliminadas nos indivíduos sem limitações. Já naqueles que ficaram cegos cedo, a ligação tenderia a ser preservada e ser usada. Essa pesquisa gerou a ideia de utilizar essas conexões que estariam preservadas favorecendo um incremento tátil desse grupo e apresentar o som através das vibrações provocas pelo mesmo. Espera-se com isso fornecer aos alunos uma oportunidade de compreensão mais significativa, com plano que promova motivação e contribua para a melhora do rendimento acadêmico desse grupo. Favorecendo também o trabalho dos professores. |
Palavras-chave: | Ondas Som Acústica Ensino médio Deficiência auditiva |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ACUSTICA |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Fev-2011 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
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