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dc.contributor.advisorSilva, Sérgio Luiz Baptista da-
dc.contributor.authorFonteles, Bruna dos Santos-
dc.date.accessioned2019-05-22T12:29:14Z-
dc.date.available2019-05-24T03:00:13Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8037-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágios supervisionadospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua francesapt_BR
dc.titleA importância do estágio supervisionado para a formação docente nas perspectivas legal, teórica e discentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0028737125113983pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo o estágio supervisionado e trabalha para traçar uma linha entre três perspectivas acerca do tema: a perspectiva legal, a perspectiva teórica e a perspectiva discente. Com base nas três perspectivas, o estudo de caso busca entender qual é a importância do estágio supervisionado para a formação docente, uma vez que, no que diz respeito à área de educação, o estágio obrigatório é o responsável pela relação teórico-prática. A pesquisa é dividida em duas seções, sendo a primeira com foco no levantamento bibliográfico para abordagem das perspectivas legal e teórica, e a segunda seção voltada apenas para o relato de experiência, responsável por representar a perspectiva discente. A perspectiva legal é abordada com base em artigos e incisos da legislação nacional voltada para a educação. A visão teórica, por sua vez, é abordada com base no levantamento bibliográfico de Freire (1996), Pimenta (1995 apud AROEIRA, 2014), Vázquez (1977), e Pimenta e Lima (2012 apud NEVES, 2014), que fazem referência ao processo de formação e discutem, em especial, a importância da relação entre a teoria e a prática para a formação docente. Por fim, a visão discente é abordada nos relatos de experiências – baseados em cadernos de campo e memórias próprias – dos estágios de Língua Portuguesa, de Língua Francesa e das aulas de Prática de Ensino da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Francês

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