Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8037
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Sérgio Luiz Baptista da | - |
dc.contributor.author | Fonteles, Bruna dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-22T12:29:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:22Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8037 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estágios supervisionados | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Língua francesa | pt_BR |
dc.title | A importância do estágio supervisionado para a formação docente nas perspectivas legal, teórica e discente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0028737125113983 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objeto de estudo o estágio supervisionado e trabalha para traçar uma linha entre três perspectivas acerca do tema: a perspectiva legal, a perspectiva teórica e a perspectiva discente. Com base nas três perspectivas, o estudo de caso busca entender qual é a importância do estágio supervisionado para a formação docente, uma vez que, no que diz respeito à área de educação, o estágio obrigatório é o responsável pela relação teórico-prática. A pesquisa é dividida em duas seções, sendo a primeira com foco no levantamento bibliográfico para abordagem das perspectivas legal e teórica, e a segunda seção voltada apenas para o relato de experiência, responsável por representar a perspectiva discente. A perspectiva legal é abordada com base em artigos e incisos da legislação nacional voltada para a educação. A visão teórica, por sua vez, é abordada com base no levantamento bibliográfico de Freire (1996), Pimenta (1995 apud AROEIRA, 2014), Vázquez (1977), e Pimenta e Lima (2012 apud NEVES, 2014), que fazem referência ao processo de formação e discutem, em especial, a importância da relação entre a teoria e a prática para a formação docente. Por fim, a visão discente é abordada nos relatos de experiências – baseados em cadernos de campo e memórias próprias – dos estágios de Língua Portuguesa, de Língua Francesa e das aulas de Prática de Ensino da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BSFonteles.pdf | 262.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.