Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8124
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : "Verão da Lata" e a renovação da linguagem na cobertura de drogas e cidades
Autor(es)/Inventor(es): Abreu, Daniel Salgado de
Tutor: Pires, Paulo Roberto
Resumen: Analisa a cobertura feita entre 1987 e 1988 pela imprensa carioca sobre o “Verão da Lata” em seus cadernos de cidade, mais especificamente nas páginas de O Globo e Jornal do Brasil. Em particular, de que maneira essas reportagens e artigos diferem do que foi feito até então na reportagem brasileira, em especial na sua abordagem para três assuntos: as drogas ilícitas, a divisão social e econômica nas grandes metrópoles e a violência urbana gerada por elas. Portanto, de que maneira o jornalismo é parte ativa do processo de criação das narrativas e opiniões de seus leitores sobre a cidade que os cerca. Além de explorar a história, estigmas e práticas associadas aos dois assuntos no jornalismo, também examina-se qualitativamente, através da Análise do Discurso Crítica, sete reportagens feitas na época do “Verão da Lata” pelos dois jornais cariocas.
Materia: Drogas
Jornalismo impresso
Linguagem jornalística
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 28-nov-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ABREU, Daniel Salgado de. "Verão da Lata" a renovação da linguagem na cobertura de drogas e cidades. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DAbreu.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.