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dc.contributor.advisorAndrade Junior, Rubens de-
dc.contributor.authorSantos, Leonardo Luiz de Souza-
dc.date.accessioned2019-05-23T12:06:13Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:53Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8146-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria de posicionamentopt_BR
dc.subjectBlocos supercondutorespt_BR
dc.subjectMancal magnético supercondutor (MMS)pt_BR
dc.titleDesenvolvimento de mancais magnéticos supercondutorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Dias, Daniel Henrique Nogueira-
dc.contributor.referee1Souza, Antonio Lopes de-
dc.contributor.referee2Sass, Felipe-
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho é estudar e pesquisar a melhor geometria de posicionamento dosblocos supercondutores em ummancalmagnético supercondutor (MMS), a fim de obter um trilho de ímãs que extraia a máxima estabilidade e força de levitação doconjunto.O projeto aquiexpostoapresenta o uso de um sistema automatizado de medidas de forças magnéticas em um mancal linear supercondutor. Tais forças são provenientes da interação entre blocos supercondutores resfriados a temperatura de ebulição do nitrogênio líquido com campos magnéticos gerados por trilhos de ímãs permanentes.O estudo dessa força magnética de interação é proveniente da necessidade de comparação de diferentes configurações de trilhos magnéticos para analisar uma configuração ótima aser implementada no veículo de levitação magnética (MagLev Cobra).Para a realização dos ensaios foi utilizado umsistema de medidas de força capaz de realizar movimentos verticalmentenas direções ascendentes e descendentes. Para a parte magnética do mancal supercondutor utilizou-se uma seção de um trilhomagnético. Foram utilizados 8amostras supercondutoras de mesmo tamanho, porém de fabricações distintas divididas em dois conjuntos de 4 blocos, o Conjunto 1 e o Conjunto 2. As medidas realizadas mostraram um aumento percentual em torno de 24% para o ensaio de ZFC e 26% para o ensaio de FC a 35mmdo Conjunto 2 para com o Conjunto 1. Assim, este aumento deve ser levado em consideração para o desenvolvimento de um mancal magnético supercondutor, MMS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Elétrica

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