Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8191
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Wilma Machado Soares-
dc.contributor.authorFigueira, Adriano Jorge-
dc.date.accessioned2019-05-24T13:05:49Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:52Z-
dc.date.issued2007-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8191-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.titleEclipses e os movimentos dos astros: uma abordagem históricapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoBaseando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, forma preparadas aulas fazendo-se uso de toda uma sistemática voltada à identificação de conhecimentos prévios relevantes ("subsumers" ou conceitos âncora) e, após esta identificação, faz-se da História uma ponte entre o que o aluno sabe e o que se pretende ensinar. A articulação histórica dos conceitos facilita a quebra com a aprendizagem mecânica. Além dos experimentos e sugestões de planos de aula, este trabalho culmina com parte da história do desenvolvimento dos conceitos relacionados à Gravitação; os conceitos e os grandes pensadores aparecem em ordem cronológica, cobrindo uma faixa de 2600 anos (desde 600 a.C). O material é justificado pelo intuito de possibilitar ao professor selecionar os trechos e linhas de raciocínio a seguir com sua turma, abrindo o leque de possibilidades de abordagens históricas, de acordo com cada tópico do assunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AJFigueira.pdf9.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.