Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/8191
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Eclipses e os movimentos dos astros: uma abordagem histórica |
Autor(es)/Inventor(es): | Figueira, Adriano Jorge |
Tutor: | Santos, Wilma Machado Soares |
Resumen: | Baseando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, forma preparadas aulas fazendo-se uso de toda uma sistemática voltada à identificação de conhecimentos prévios relevantes ("subsumers" ou conceitos âncora) e, após esta identificação, faz-se da História uma ponte entre o que o aluno sabe e o que se pretende ensinar. A articulação histórica dos conceitos facilita a quebra com a aprendizagem mecânica. Além dos experimentos e sugestões de planos de aula, este trabalho culmina com parte da história do desenvolvimento dos conceitos relacionados à Gravitação; os conceitos e os grandes pensadores aparecem em ordem cronológica, cobrindo uma faixa de 2600 anos (desde 600 a.C). O material é justificado pelo intuito de possibilitar ao professor selecionar os trechos e linhas de raciocínio a seguir com sua turma, abrindo o leque de possibilidades de abordagens históricas, de acordo com cada tópico do assunto. |
Materia: | Ensino de física Ensino e aprendizagem História da ciência |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | oct-2007 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AJFigueira.pdf | 9.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.