Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8191
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Eclipses e os movimentos dos astros: uma abordagem histórica
Autor(es)/Inventor(es): Figueira, Adriano Jorge
Tutor: Santos, Wilma Machado Soares
Resumen: Baseando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, forma preparadas aulas fazendo-se uso de toda uma sistemática voltada à identificação de conhecimentos prévios relevantes ("subsumers" ou conceitos âncora) e, após esta identificação, faz-se da História uma ponte entre o que o aluno sabe e o que se pretende ensinar. A articulação histórica dos conceitos facilita a quebra com a aprendizagem mecânica. Além dos experimentos e sugestões de planos de aula, este trabalho culmina com parte da história do desenvolvimento dos conceitos relacionados à Gravitação; os conceitos e os grandes pensadores aparecem em ordem cronológica, cobrindo uma faixa de 2600 anos (desde 600 a.C). O material é justificado pelo intuito de possibilitar ao professor selecionar os trechos e linhas de raciocínio a seguir com sua turma, abrindo o leque de possibilidades de abordagens históricas, de acordo com cada tópico do assunto.
Materia: Ensino de física
Ensino e aprendizagem
História da ciência
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: oct-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

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