Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8204
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O ensino de Física com enfoque CTS, escutando os alunos
Autor(es)/Inventor(es): Moraes, Roberto Barreto de
Orientador: Vianna, Deise Miranda
Resumo: Este trabalho apresenta resultados sobre as análises dos discursos de estudantes do Ensino Médio durante uma atividade investigativa sobre as propriedades atrativas dos ímãs. Essa tarefa prática fez parte de uma sequência didática desenvolvida para estudo do Eletromagnetismo, que foi estruturada utilizando-se de uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) aliada à metodologia de atividades investigativas. Através de um estudo qualitativo serão analisadas as argumentações dos alunos e alunas procurando encontrar indicadores que demonstrem se, em sala de aula, quando lhes são dadas as condições para resolverem um problema experimental que envolva o conhecimento físico em questão (Magnetismo), os estudantes são capazes de estruturar suas próprias explicações causais a respeito dos eventos observados.
Palavras-chave: Eletromagnetismo
Análise do discurso
Ensino de física
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MORAES, Roberto Barreto de. O Ensino de Física com enfoque CTS, escutando os alunos. 2019. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBMoraes.pdf580.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.