Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8212
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica
Autor(es)/Inventor(es): Lira, Jocilene do Ramo
Orientador: Lannes, Denise
Coorientador: Barros, Susana de Souza
Resumo: Este trabalho buscou o estabelecimento de conexões entre as diversas áreas do conhecimento, mantendo-se a relação de interdisciplinaridade entre as várias disciplinas do Ensino Básico. Aplicou-se uma pedagogia voltada para o desenvolvimento de projetos de trabalho, como forma de manter ligações interdisciplinares, durante a realização de uma Disciplina oferecida no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, num curso de atualização de professores do Ensino Fundamental e Médio, o PROMED. A estratégia didática adotada na Disciplina "Interdisciplinaridade em Ação" propõe um contexto de desafios e resolução de problemas que levarão os alunos à exploração dos conceitos científicos formais ensinados na escola básica, permitindo-lhes a construção dos seus significados.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Ensino fundamental
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIRA, Jocilene do Ramo. A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica. 2007. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRLira.pdf12.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.