Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8214
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O nascimento e desenvolvimento da torcida brasileira: das touradas ao movimento por um futebol melhor
Autor(es)/Inventor(es): Sousa, Bruno Martins Rocha
Orientador: Fernandez Júnior, Fernando Ewerton
Resumo: Demostra as transformações do torcedor brasileiro ao longo do tempo, desde o seu nascimento até a sua evolução com o passar das décadas. A pesquisa começa falando sobre algumas modalidades esportivas no passado até chegar àquela que se tornou a mais importante em território nacional: o futebol. Dentro deste esporte, é ressaltada a mudança de comportamento dos seus fãs desde o início do século XX até os dias atuais, com a formação das torcidas organizadas, que também são alvo de estudo devido às suas metamorfoses e peculiaridades. Por fim, novos modelos de torcedores, como os sócios-torcedores e o torcedor consumidor também são alvo de análise. O ponto de partida do estudo são as touradas, primeira atração esportiva que atrai grandes públicos no Brasil do século XIX. O final fala sobre o Movimento por um Futebol Melhor: fundado há pouco anos, o projeto traz inovações para clubes e torcedores, desenvolvendo seus laços através do mercado de bens de consumo, com a promessa de benefícios mútuos.
Palavras-chave: Torcidas organizadas
Futebol
Sociabilidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 20-Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUSA, Bruno Martins Rocha. O nascimento e desenvolvimento da torcida brasileira: das touradas ao movimento por um futebol melhor. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BSousa.pdf553.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.