Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8218
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A presença paterna no período gestacional: limites e possibilidades através do projeto Cegonha Carioca
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Pablo Irio Ferreirinha
Tutor: Moreira, Ana Izabel Moura de Carvalho
Resumen: Reflexão acerca da presença paterna no período gestacional, reafirmando sua importância, já comprovada em outros estudos, e a partir das experiências vividas durante o período de estágio entre os anos de 2015 e 2016 na Maternidade Escola da UFRJ. O objetivo deste trabalho é demonstrar que através das experiências e relatos observados no contato cotidiano com tais sujeitos, sem excluir outros determinantes que incidem neste processo e suas devidas importâncias para o debate, um grande motivo que os impede de fazer parte deste processo é a necessidade de garantir os meios para sua reprodução material, via trabalho, seja ele formal ou informal. Para isso foi realizada uma revisão dos diários de campo, que cobre o período de um ano e oito meses de estágio, além de revisão bibliográfica acerca dos autores que norteiam nossa compressão de sociedade. O que se constatou é que para este público específico, classe trabalhadora dos setores mais subalternos, que sofre diariamente com as incidências da “questão social”, fruto de um modo de produção explorador e opressor, apresentam-se empecilhos materiais e cotidianos que impedem que os homens estejam presentes e participem de um dos períodos mais importantes e vitais para o nascimento do recém nascido e posteriormente sua criação, bem como a manutenção e criação dos vínculos afetivos dessa família. Situação esta que poderá ter implicações e refrações em toda a vida desta família.
Materia: Relações familiares
Paternidade
Maternidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 18-may-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PEREIRA, Pablo Irio Ferreirinha. A presença paterna no período gestacional: limites e possibilidades através do projeto Cegonha Carioca. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PIrio.pdf511.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.