Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8225
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Wilma Machado Soares | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Leandro Fabrício | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T13:33:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:55Z | - |
dc.date.issued | 2007-06 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Leandro Fabrício. Aprendendo com circuitos elétricos de forma divertida. 2007. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8225 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Circuitos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.title | Aprendendo com circuitos elétricos de forma divertida | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho apresenta uma proposta para que o aluno possa relacionar aquilo que observou em sala de aula com sua vida cotidiana. Apenas falar e desenhar circuitos elétricos no caderno pode fazer com que o aluno aprenda de forma mecânica e sem sentido esse tema tão usado no seu dia-a-dia. Elaboramos um cronograma onde o aluno passa por etapas: exposição e desenvolvimento de circuitos simples, utilizando uma pequena bancada contendo montagens elétricas e usando os próprios alunos de mãos dadas como “circuito humano”, apresentação do conteúdo até finalmente a construção de maquetes onde o foco é a elaboração de circuitos elétricos que possam iluminar e colocar em funcionamento ou lâmpadas ou mesmo uma máquina, caso o aluno queira colocar um pequeno motor elétrico, como um ventilador para girar um carrossel. Essa maquete fica a critério da criatividade do grupo o que torna um trabalho interessante, já que temos as mais diversas construções como pequenas cidades, aeroportos, boates, parque de diversões etc. Deixando o aluno com liberdade de criar e construir seu circuito ele consegue colocar em prática aquilo que aprendeu na aula expositiva do professor facilitando a fixação do conteúdo. Em seguida apresentamos de maneira formal o conteúdo e como sistema de avaliação, propomos aos alunos questões referentes ao assunto, retiradas de diversos vestibulares do Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LFRibeiro.pdf | 7.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.