Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8225
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Wilma Machado Soares-
dc.contributor.authorRibeiro, Leandro Fabrício-
dc.date.accessioned2019-05-29T13:33:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:55Z-
dc.date.issued2007-06-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Leandro Fabrício. Aprendendo com circuitos elétricos de forma divertida. 2007. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8225-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCircuitos elétricospt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleAprendendo com circuitos elétricos de forma divertidapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho apresenta uma proposta para que o aluno possa relacionar aquilo que observou em sala de aula com sua vida cotidiana. Apenas falar e desenhar circuitos elétricos no caderno pode fazer com que o aluno aprenda de forma mecânica e sem sentido esse tema tão usado no seu dia-a-dia. Elaboramos um cronograma onde o aluno passa por etapas: exposição e desenvolvimento de circuitos simples, utilizando uma pequena bancada contendo montagens elétricas e usando os próprios alunos de mãos dadas como “circuito humano”, apresentação do conteúdo até finalmente a construção de maquetes onde o foco é a elaboração de circuitos elétricos que possam iluminar e colocar em funcionamento ou lâmpadas ou mesmo uma máquina, caso o aluno queira colocar um pequeno motor elétrico, como um ventilador para girar um carrossel. Essa maquete fica a critério da criatividade do grupo o que torna um trabalho interessante, já que temos as mais diversas construções como pequenas cidades, aeroportos, boates, parque de diversões etc. Deixando o aluno com liberdade de criar e construir seu circuito ele consegue colocar em prática aquilo que aprendeu na aula expositiva do professor facilitando a fixação do conteúdo. Em seguida apresentamos de maneira formal o conteúdo e como sistema de avaliação, propomos aos alunos questões referentes ao assunto, retiradas de diversos vestibulares do Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LFRibeiro.pdf7.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.