Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8225
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Aprendendo com circuitos elétricos de forma divertida
Author(s)/Inventor(s): Ribeiro, Leandro Fabrício
Advisor: Santos, Wilma Machado Soares
Abstract: Esse trabalho apresenta uma proposta para que o aluno possa relacionar aquilo que observou em sala de aula com sua vida cotidiana. Apenas falar e desenhar circuitos elétricos no caderno pode fazer com que o aluno aprenda de forma mecânica e sem sentido esse tema tão usado no seu dia-a-dia. Elaboramos um cronograma onde o aluno passa por etapas: exposição e desenvolvimento de circuitos simples, utilizando uma pequena bancada contendo montagens elétricas e usando os próprios alunos de mãos dadas como “circuito humano”, apresentação do conteúdo até finalmente a construção de maquetes onde o foco é a elaboração de circuitos elétricos que possam iluminar e colocar em funcionamento ou lâmpadas ou mesmo uma máquina, caso o aluno queira colocar um pequeno motor elétrico, como um ventilador para girar um carrossel. Essa maquete fica a critério da criatividade do grupo o que torna um trabalho interessante, já que temos as mais diversas construções como pequenas cidades, aeroportos, boates, parque de diversões etc. Deixando o aluno com liberdade de criar e construir seu circuito ele consegue colocar em prática aquilo que aprendeu na aula expositiva do professor facilitando a fixação do conteúdo. Em seguida apresentamos de maneira formal o conteúdo e como sistema de avaliação, propomos aos alunos questões referentes ao assunto, retiradas de diversos vestibulares do Brasil.
Keywords: Circuitos elétricos
Ensino de física
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIBEIRO, Leandro Fabrício. Aprendendo com circuitos elétricos de forma divertida. 2007. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LFRibeiro.pdf7.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.