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http://hdl.handle.net/11422/8229
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Soares, Vitorvani | - |
dc.contributor.author | Lima, Magali Fonseca de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T14:18:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:54Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Magali Fonseca de Castro. Brincar para construir o conhecimento: jogo e cinemática. 2007. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8229 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Brincar para construir o conhecimento: jogo e cinemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresenta uma estratégia para diminuir a aversão que a maioria dos alunos do nono ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio apresentam à Física. O ensino de Física ainda se apresenta, em sua maioria, plenificado nos livros, longe de contextualizações e experimentação, o que contribui para o desinteresse dos alunos pela ciência. Esse trabalho fala da importância do lúdico e mostra uma de suas aplicações. Quando se pretende ensinar Física é importante enfatizar o fenômeno físico, os conceitos associados e apresentar o assunto com formalismo, mas sem rigidez. Desta maneira o aluno se sentirá à vontade e o aprendizado fluirá. Pensando em quebrar a rigidez e começar a falar de Física de uma maneira descontraída é que proponho um jogo para introduzir os conceitos da cinemática. Desenvolvi um jogo que associa elementos estudados em cinemática e facilita o entendimento do movimento uniforme. Esses elementos já fazem parte do cotidiano desses alunos mesmo sem eles terem percebido. O lúdico pode desmistificar do ensino de Física, sem perder o rigor do conhecimento. O jogo deve ser utilizado para simular o movimento de alguns móveis, permitindo determinar algumas grandezas, como a velocidade e a variação do móvel, substituindo outros experimentos menos acessíveis aos alunos do Ensino Médio. Os alunos participam do jogo prestando atenção no que está acontecendo a cada jogada, observando o movimento das peças no tabuleiro e associando ao movimento de um móvel qualquer. Desta forma, os conceitos apresentados nas aulas tradicionais de cinemática passam a ter sentido: os alunos percebem o significado da velocidade, o que quer dizer variação de posição e até mesmo o conceito de aceleração. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
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