Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/8229
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Brincar para construir o conhecimento: jogo e cinemática |
Autor(es)/Inventor(es): | Lima, Magali Fonseca de Castro |
Orientador: | Soares, Vitorvani |
Resumo: | Apresenta uma estratégia para diminuir a aversão que a maioria dos alunos do nono ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio apresentam à Física. O ensino de Física ainda se apresenta, em sua maioria, plenificado nos livros, longe de contextualizações e experimentação, o que contribui para o desinteresse dos alunos pela ciência. Esse trabalho fala da importância do lúdico e mostra uma de suas aplicações. Quando se pretende ensinar Física é importante enfatizar o fenômeno físico, os conceitos associados e apresentar o assunto com formalismo, mas sem rigidez. Desta maneira o aluno se sentirá à vontade e o aprendizado fluirá. Pensando em quebrar a rigidez e começar a falar de Física de uma maneira descontraída é que proponho um jogo para introduzir os conceitos da cinemática. Desenvolvi um jogo que associa elementos estudados em cinemática e facilita o entendimento do movimento uniforme. Esses elementos já fazem parte do cotidiano desses alunos mesmo sem eles terem percebido. O lúdico pode desmistificar do ensino de Física, sem perder o rigor do conhecimento. O jogo deve ser utilizado para simular o movimento de alguns móveis, permitindo determinar algumas grandezas, como a velocidade e a variação do móvel, substituindo outros experimentos menos acessíveis aos alunos do Ensino Médio. Os alunos participam do jogo prestando atenção no que está acontecendo a cada jogada, observando o movimento das peças no tabuleiro e associando ao movimento de um móvel qualquer. Desta forma, os conceitos apresentados nas aulas tradicionais de cinemática passam a ter sentido: os alunos percebem o significado da velocidade, o que quer dizer variação de posição e até mesmo o conceito de aceleração. |
Palavras-chave: | Ensino de física Ensino fundamental Ensino médio |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2007 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | LIMA, Magali Fonseca de Castro. Brincar para construir o conhecimento: jogo e cinemática. 2007. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MFCLima.pdf | 4.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.