Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8231
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSoares, Vitorvani-
dc.contributor.authorFernandes, Marcelo Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-05-29T14:43:45Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:55Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationFERNANDES, Marcelo Rodrigues. Uma aula sobre a corda vibrante para o ensino médio. 2007. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8231-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOndaspt_BR
dc.subjectVibraçõespt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUma aula sobre a corda vibrante para o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, preparamos uma aula para o ensino médio sobre ondas estacionárias em uma corda vibrante, a partir da observação direta do fenômeno. O procedimento proposto envolve duas etapas: 1) realização de um experimento em sala de aula, no qual é possível fazer medidas diretas das características de uma corda vibrando de forma harmônica; e 2) a construção, a partir das observações, de um modelo matemático para descrever o fenômeno observado. O objetivo deste trabalho é preencher uma das muitas lacunas existentes no ensino de física nas escolas brasileiras, fornecendo uma forma alternativa para a apresentação dos conceitos físicos envolvidos. Através deste trabalho pretendemos mostrar a possibilidade de ensinar um dos conteúdos regulares do ensino médio – no caso, a mecânica ondulatória – utilizando uma experiência feita com os alunos, em sala de aula, envolvendo a formação de ondas estacionárias em uma corda vibrante. Os livros didáticos de física para o ensino médio, em geral, apresentam os fundamentos teóricos sem desenvolver uma discussão sobre o método científico inerente à construção das teorias na ciência. A experiência realizada é relativamente simples e barata e o procedimento proposto de análise dos dados põe em evidência a força deste método. Partindo da criação de um experimento relativamente simples – e que pode ser realizado em classe –, apresentamos uma forma alternativa de aula em que podemos construir, junto com o aluno, um modelo através do qual é possível determinar a lei de dispersão para um sólido, λ ƒ = vc - √T0/pL .[em que T0 é a tensão na corda de densidade linear pL e vc é a velocidade de propagação da onda na corda] Este procedimento segue as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), pois os alunos têm a oportunidade de observar um fenômeno físico, analisá-lo em sala de aula, sintetizar o seu comportamento através de uma expressão algébrica e, ao mesmo tempo, prover seu significado físico. A discussão da origem experimental das equações é fundamental, já que permite aos alunos compreender o verdadeiro funcionamento da ciência, tornando as equações menos mágicas e enigmáticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRFernandes.pdf6.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.