Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8233
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Olhando para o céu: uma proposta para uma educação libertadora
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Munique Vieira da
Orientador: Coelho, Luiz Felipe de Souza
Resumo: Este trabalho apresenta noções básicas do tema "Céu e Universo" a alunos do curso normal de escolas públicas, de modo a romper o ciclo da desinformação a respeito do assunto. A proposta baseia-se firmemente na existência de uma responsabilidade do professor de física como educador, não só preocupando-se com o ensino médio, mas na educação como um todo. O tema "Universo, terra e vida" está incluído no programa da disciplina Física nos Parâmetros curriculares nacionais (PCN), mas defende-se aqui que este tema deve ser explorado desde as fases iniciais do ensino fundamental, de modo a estimular o interesse pela ciência e ajudar a evitar a aversão bastante conhecida que os alunos têm por Física. Para explorar o tema no ensino fundamental, as professoras das séries iniciais devem possuir conhecimentos sobre o assunto. Como hoje as professoras de primeira a quarta séries (ainda não cumprindo a exigência da LDBEN/96) são formadas no ensino normal, este trabalho é dirigido a este nível de ensino.
Palavras-chave: Ensino de física
Ensino de ciências
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Mar-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Munique Vieira da. Olhando para o céu: uma proposta para uma educação libertadora. 2008. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVSilva.pdf14.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.