Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8233
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Olhando para o céu: uma proposta para uma educação libertadora |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Munique Vieira da |
Advisor: | Coelho, Luiz Felipe de Souza |
Abstract: | Este trabalho apresenta noções básicas do tema "Céu e Universo" a alunos do curso normal de escolas públicas, de modo a romper o ciclo da desinformação a respeito do assunto. A proposta baseia-se firmemente na existência de uma responsabilidade do professor de física como educador, não só preocupando-se com o ensino médio, mas na educação como um todo. O tema "Universo, terra e vida" está incluído no programa da disciplina Física nos Parâmetros curriculares nacionais (PCN), mas defende-se aqui que este tema deve ser explorado desde as fases iniciais do ensino fundamental, de modo a estimular o interesse pela ciência e ajudar a evitar a aversão bastante conhecida que os alunos têm por Física. Para explorar o tema no ensino fundamental, as professoras das séries iniciais devem possuir conhecimentos sobre o assunto. Como hoje as professoras de primeira a quarta séries (ainda não cumprindo a exigência da LDBEN/96) são formadas no ensino normal, este trabalho é dirigido a este nível de ensino. |
Keywords: | Ensino de física Ensino de ciências |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 14-Mar-2008 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SILVA, Munique Vieira da. Olhando para o céu: uma proposta para uma educação libertadora. 2008. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MVSilva.pdf | 14.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.