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dc.contributor.advisorFaria, Maria de Fátima Bruno de-
dc.contributor.authorCarvalho, Taís Farias de-
dc.date.accessioned2019-05-31T20:09:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:55Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8259-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumo colaborativopt_BR
dc.subjectEconomia compartilhadapt_BR
dc.subjectEconomia colaborativapt_BR
dc.titleO consumo colaborativo de produtos e serviços por estudantes de uma universidade pública federalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8599349398408940pt_BR
dc.description.resumoO consumo colaborativo é uma tendência de consumo baseada no compartilhamento e constituída por procedimentos comerciais caracterizados pelo acesso à bens ou serviços sem que haja, necessariamente, aquisição destes ou transação monetária. Dessa maneira, dentro de um sistema de economia compartilhada, o consumo colaborativo surge como uma forma de reinventar as habituais formas de compartilhamento entre os indivíduos. Contudo, além das práticas de consumo, os debates acadêmicos relacionados a esse tema ainda são considerados recentes. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira se dá o consumo colaborativo de produtos e serviços por estudantes de uma universidade pública federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a entrevista como instrumento de coleta de dados, através de um roteiro semiestruturado. Os resultados foram obtidos mediante a criação de categorias a posteriori por meio da análise do conteúdo das falas dos participantes da pesquisa. Foram entrevistados treze estudantes de cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assim, as principais categorias encontradas para as razões indicadas pelos alunos para se consumir colaborativamente foram: preço, disponibilidade dos produtos e serviços, praticidade e entretenimento. Quanto às categorias que retrataram as vantagens do consumo colaborativo, foram destacadas questões relacionadas ao baixo custo no consumo, a uma maior diversidade de produtos e serviços, além da praticidade. Por fim, com relação às desvantagens, os aspectos que tiveram um maior destaque são relativos ao apego aos bens, à dificuldade de escolha, insegurança e à oferta limitada por parte dos negócios colaborativos. O estudo também mostrou que a maioria dos estudantes universitários possui dificuldades em atrelar o termo consumo colaborativo com a sua prática, embora todos os entrevistados consumam ou façam uso, pelo menos, de um produto ou serviço de maneira compartilhada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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