Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8259
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O consumo colaborativo de produtos e serviços por estudantes de uma universidade pública federal
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Taís Farias de
Tutor: Faria, Maria de Fátima Bruno de
Resumen: O consumo colaborativo é uma tendência de consumo baseada no compartilhamento e constituída por procedimentos comerciais caracterizados pelo acesso à bens ou serviços sem que haja, necessariamente, aquisição destes ou transação monetária. Dessa maneira, dentro de um sistema de economia compartilhada, o consumo colaborativo surge como uma forma de reinventar as habituais formas de compartilhamento entre os indivíduos. Contudo, além das práticas de consumo, os debates acadêmicos relacionados a esse tema ainda são considerados recentes. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira se dá o consumo colaborativo de produtos e serviços por estudantes de uma universidade pública federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a entrevista como instrumento de coleta de dados, através de um roteiro semiestruturado. Os resultados foram obtidos mediante a criação de categorias a posteriori por meio da análise do conteúdo das falas dos participantes da pesquisa. Foram entrevistados treze estudantes de cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assim, as principais categorias encontradas para as razões indicadas pelos alunos para se consumir colaborativamente foram: preço, disponibilidade dos produtos e serviços, praticidade e entretenimento. Quanto às categorias que retrataram as vantagens do consumo colaborativo, foram destacadas questões relacionadas ao baixo custo no consumo, a uma maior diversidade de produtos e serviços, além da praticidade. Por fim, com relação às desvantagens, os aspectos que tiveram um maior destaque são relativos ao apego aos bens, à dificuldade de escolha, insegurança e à oferta limitada por parte dos negócios colaborativos. O estudo também mostrou que a maioria dos estudantes universitários possui dificuldades em atrelar o termo consumo colaborativo com a sua prática, embora todos os entrevistados consumam ou façam uso, pelo menos, de um produto ou serviço de maneira compartilhada.
Materia: Consumo colaborativo
Economia compartilhada
Economia colaborativa
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TFCarvalho.pdf246.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.