Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8323
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O papel do pedido de manifestação de interesse no desenvolvimento de cidades inteligentes via parceria público privada
Author(s)/Inventor(s): Mello, Rodrigo de Paula Silveira Bandeira de
Advisor: Quirino, Carina de Castro
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre uma possível ligação entre os conceitos de Parceria Público-privada (PPP), de cidades inteligentes (“smart cities”) e de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). Esses conceitos, todos recentes no cenário nacional são conectados de maneira a servir para um bem comum: a população brasileira. O desenvolvimento de cidades inteligentes que se tornou possível por meio de parcerias públicoprivadas pode ser aprimorado com base no procedimento de manifestação de interesse. O estudo busca pensar sobre quais são os principais desafios que os dois primeiros institutos apresentam. A partir dessa problemática explicita-se uma possível alternativa no campo das concessões, principalmente calcado no atual cenário econômico, de falta de confiança no poder público, pouca transparência e deficiência técnica da administração. Além disso, análises de conteúdo de leis, relatórios, noticiários, artigos científicos e livros doutrinários referentes aos institutos foram utilizados como metodologia.
Keywords: Cidades Inteligentes
Parceria Público-privada
Procedimento de Manifestação de Interesse
Expression of Interest
Public-private Parthernship
Smart Cities
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MELLO, Rodrigo de Paula Silveira Bandeira de. O papel do pedido de manifestação de interesse no desenvolvimento de cidades inteligentes via parceria público privada. 2018. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RPSBMello.pdf543.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.