Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8344
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A pauta importadora brasileira e a desindustrialização: uma análise do setor intermediário no período de 2000 a 2016
Autor(es)/Inventor(es): Sá, Marcos Vinícius Monteiro de
Tutor: Busato, Maria Isabel
Resumen: Este trabalho analisou empiricamente o comportamento da pauta importadora brasileira durante o período de 2000 a 2016. O mesmo buscou verificar a existência de um processo de desindustrialização em curso na economia brasileira. Para isto, foram coletados dados das importações em sites oficiais e criados gráficos a partir destes. Na sequência, foi dado um enfoque as importações do setor intermediário, para buscar compreender se houve uma mudança nos coeficientes de importação deste setor, que é uma das possíveis manifestações da desindustrialização. A partir disso, buscou-se analisar a correlação existente entre a taxa de câmbio e as importações do setor intermediário. Para tanto, foi utilizada uma regressão com vetores autoregressivos. Foi possível concluir que há uma relação inversamente proporcional entre ambas as variáveis, e que isto colaborou para uma mudança nos coeficientes de importação dos bens intermediários, e com isso, manifestando o processo desindustrialização que a economia brasileira continua a atravessar.
Materia: Taxa de câmbio
Restrição Externa
Desindustrialização
Importações do setor intermediário
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MVMSÁ.pdf739.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.