Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8368
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mercados digitais: características e seus impactos na análise da defesa da concorrência – casos Facebook/Whatsapp e Google Search
Autor(es)/Inventor(es): Baptista, Anna Carolina Barros
Tutor: Alves, Camila Cabral Pires
Resumen: A Economia Digital, amplamente presente no século XXI, acabou por modificar as relações entre os agentes econômicos, bem como algumas características das atividades econômicas. Dessa forma, a análise antitruste tradicional enfrenta empecilhos para tratar mercados digitais. Este trabalho apresenta as principais características dos Mercados Digitais e buscou tratar como essas afetam a análise tradicional da defesa da concorrência. Para tal, expôs-se o processo de análise tradicional para, em contraponto, salientar os impactos das características específicas desses mercados. Ademais, à luz dos casos Facebook/Whatsapp e Google Search, mostrou como vem sendo as abordagens das autoridades europeia e americana. Assim, conclui-se que os instrumentos clássicos de análise necessitam de adaptações para serem aplicados ao Mercado Digital, bem como as autoridades devem buscar arcabouço teórico para saberem como lidar com peculiaridades desse mercado, como a falta de transparência, práticas de coleta, manipulação de dados de usuários e manutenção do ambiente competitivo.
Materia: Economia Digital
Análise antitruste
Facebook
Google Search
Whatsapp
Mercado digital
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACBBAPTISTA.pdf682.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.