Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8431
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As interações da banda The Maine com seus fãs: o marketing de relacionamento como contraponto à Indústria Cultural
Author(s)/Inventor(s): Prado, Esperanza Rabello Mariano
Advisor: Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
Abstract: Apresenta os resultados de uma investigação que procurou conhecer e analisar as relações estabelecidas entre a banda americana The Maine e seus fãs a partir de conceitos do marketing de relacionamento, em diálogo com o conceito de Indústria Cultural cunhado por Adorno e Horkheimer. O interesse pelo tema foi oriundo do envolvimento da pesquisadora enquanto fã da banda. Este envolvimento ao longo dos últimos anos lhe trouxe alguns questionamentos em relação à maneira em que o grupo atraía seus fãs, bem como tornava-os seus maiores divulgadores. Para tanto, optou-se pela elaboração de um estudo com uma abordagem qualitativa, onde o método adotado foi a observação participante. Os dados foram coletados por meio de um questionário com respostas fechadas e abertas, proposto a um grupo fechado de fãs no Facebook. Também foram selecionadas e analisadas algumas entrevistas com o grupo The Maine publicadas em diversas mídias, como Facebook, Twitter e Youtube. Os dados foram organizados em categorias que contribuíram para a sua análise. Os resultados sugeriram que a carreira sólida do grupo, no Brasil, se deve, principalmente, aos fãs devotos, que divulgam e acompanham a banda, não somente porque existe uma identificação musical, mas também pelos valores transmitidos pelo grupo, como respeito, atenção e simpatia. Pode-se dizer que as estratégias de marketing de relacionamento utilizados pelo grupo visam a uma resistência aos pressupostos consumistas apregoados pela Indústria Cultura.
Keywords: Marketing de relacionamento
Indústria Cultural
Música
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Nov-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PRADO, Esperanza Rabello Mariano. As interações da banda The Maine com seus fãs: o marketing de relacionamento como contraponto à Indústria Cultural. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
URI: http://hdl.handle.net/11422/8431
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EPrado.pdf758,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.