Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8455
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo faciológico e pleobotânico da porção superior da formação Furnas, na borda leste da Bacia do Paraná, município de Jaguariaiva, PR
Autor(es)/Inventor(es): Nunes, Maria Cristina de Vito
Orientador: Rodrigues, Maria Antonieta da C.
Coorientador: Mussa, Diana
Resumo: O trabalho aqui apresentado versa sobre o estudo faciológico e paleobotânico da porção superior da Formação Furnas na borda leste da Bacia do Paraná. Os megafósseis vegetais aqui descritos procedem de dois afloramentos desta formação, localizados no município de Jaguariaíva, estado do Paraná. Estes fósseis vegetais são relacionados às Rhyniophyta e foram preservados como impressões, modo muito comum de preservação dos vegetais. Dentro do contexto estratigráfico, estas plantas estão inseridas na assembléia de fácies lagunar, caracterizada pela alternância de níveis sílticos e arenosos que refletem pulsos turbidíticos normalmente incompletos. No quadro paleoambiental, a assembléia de megafósseis vegetais encontrada, deveria ocupar sítios situados nas proximidades da linha de costa, habitando áreas de elevada umidade ou mesmo submersas. Na descrição dos espécimes, alguns foram classificados a nível genérico e outros apenas descritos na sua forma. Foram identificados: eixos estéries, eixos com terminações esporangíferas, gamutangióforos e partes de órgãos que parecem estar relacionados com o gênero Horneophyton.
Palavras-chave: Formação Furnas
Bacia do Paraná
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-1991
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUNES, M. C. V.pdf9.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.