Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8458
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A trajetória de lutas por habitação popular no Brasil e a conquista do programa nacional de habitação rural em assentamento do MST em Rio Grande do Sul
Autor(es)/Inventor(es): Ruppenthal, Marlon Fabiano
Orientador: Icasuriaga, Gabriela Maria Lema
Resumo: Aborda a questão da habitação rural e em particular uma experiência de cooperativismo de habitação com assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST) no município de Eldorado do Sul. Inicialmente traçamos o percurso da habitação na história brasileira, para que o leitor possa compreender os seus desdobramentos, como a política de habitação foi se constituindo e sua relação com as demandas sociais e a intervenção do Estado Brasileiro. A natureza do estudo é qualitativa, buscando analisar, através do estudo bibliográfico e pesquisa de campo, a intervenção do Estado em períodos diferentes da história brasileira, desde seus primórdios com uma política higienista no período de maior crescimento das cidades brasileiras, da transição colonial ao período republicano, tratando do processo de industrialização e dos impactos no campo brasileiro, chegando ao período mais atual, com o programa Minha Casa Minha Vida. Iremos através deste trabalho, fazer uma síntese da luta pela terra, para então contextualizar o surgimento do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST) no período da transição democrática brasileira, bem como iremos abordar a construção do Sistema de Cooperativismo dos Assentados da Reforma Agrária, sua contribuição na organização dos assentamentos e a intervenção da Cooperativa Central dos Assentados do Estado do Rio Grande do Sul (COCEARGS) na área da Habitação Rural, através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Para que esta pesquisa pudesse ser realizada, foram utilizados como ferramentas de pesquisa três questionários, um aplicado junto aos profissionais que atuam no setor de habitação desta cooperativa, outro a militantes do MST e também uma entrevista junto às famílias assentadas no município de Eldorado do Sul, no Assentamento Apolônio de Carvalho, local em que a intervenção deste novo modelo de programa habitacional para as áreas de reforma agrária teve seu inicio através desta cooperativa ligada ao MST.
Palavras-chave: Habitação
Política habitacional
Assentamento rural
Casas rurais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA HABITACAO
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RUPPENTHAL, Marlon Fabiano. A trajetória de lutas por habitação popular no Brasil e a conquista do programa nacional de habitação rural em assentamento do MST em Rio Grande do Sul. 2016. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFRuppenthal.pdf919.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.