Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/849
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Goidanich, Maria Elisabeth | - |
dc.contributor.author | Kuo, Catarina Nae Yen | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-03T19:23:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:43Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-07 | - |
dc.identifier.citation | KUO, Catarina Nae Yen. Ensinando a ser menina: as princesas da Disney e o processo de socialização infantil. Rio de Janeiro. 2015. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/849 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Comportamento | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.title | Ensinando a ser menina: as princesas da Disney e o processo de socialização infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5972529075534614 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Junqueira, Maria Helena | - |
dc.contributor.referee2 | Campos, Milton Nunes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0260771591072423 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa as modificações na representação feminina em animações produzidas pelo Walt Disney Animations Studios, adaptadas de clássicos contos de fadas. Fazendo referência a teses que abordam a relação da criança com a mídia e a dicotomização dos gêneros, reflito sobre a mudança do papel da mulher em três longas-metragens: “Cinderela” (1950), “A Pequena Sereia” (1989) e “Frozen” (2013), através das letras das músicas interpretadas pelas protagonistas – que expressam os sentimentos mais íntimos destas. Para isto, realizo uma revisão teórica sobre a força do discurso midiático no imaginário infantil e como ele produz e reproduz o cenário social. Busca compreender como a construção das protagonistas femininas calcada na distinção de gênero exerce influência sobre as atividades socializadoras da criança, instruindo-a sobre seu papel como agente social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.