Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8608
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um burro no pedestal
Author(s)/Inventor(s): Martins, Beatriz Barros
Advisor: Velloso, Beatriz Pimenta
Abstract: Este trabalho investiga a questão da ruptura na arte. São considerados artistas do Renascimento, com sua representação mimética histórica, a arte contemporânea, com sua diversidade de produção, o link entre um período e outro e a lenta mudança à rápida transformação da arte nos tempos atuais. A pesquisa faz referência a obras de artistas contemporâneos brasileiros e internacionais, a partir da análise e descrição da criação de trabalhos desenvolvidos durante o Curso de Graduação em Escultura, buscando uma interação entre o pensar e o fazer artístico. Para tal análise foi realizado um estudo sobre as conotações simbólicas nas obras de arte contemporâneas e a ironia com que trata os postulados da história. A lenta transição da didática aplicada aos estudantes de escultura na Escola de Belas Artes permeou todo o trabalho, revelando-se uma questão de grande importância nesta poética. Assim a instauração desse trabalho plástico – aqui compreendido como processo – busca abarcar: liberdade da criação em arte, representação como expressão além da pura visualidade e abrir espaços onde se possam perceber outras nuances semânticas.
Keywords: Escultura
Ruptura na arte
Renascimento
Arte contemporânea
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARTINS, Beatriz Barros. Um burro no pedestal. 2013. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Artes Visuais - Escultura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BMartins.pdf950.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.