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http://hdl.handle.net/11422/8630
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Adilson de | - |
dc.contributor.author | Pereira, Maria de Nazaré Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-03T01:48:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:02Z | - |
dc.date.issued | 1981 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8630 | - |
dc.description.abstract | The governmental programs and plans for technological-scientific development, during the last two decades, reflect the concept that technological-scientific learning leads to economic development. The analysis of technological-scientific knowledge generated in Chemical Engineering Program, through participant observation method, showed a very low degree of interaction between this knowledge and the demands of the productive sectors of the economy, i.e., irregular and unrepresentative informal contacts, high degree of communication in Professional Conferences but unsystematic publication of schorlarly works in professional journals. This low degree of interaction was found to occur within a situation of dependency on the more developed countries which, in most cases, frustrates the attempts to link technological-scientific knowledge with productive sectors of the economy as well as the development of greater technological-scientific activity including the process by which such activity and knowledge are transfered. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação científica | pt_BR |
dc.subject | Sociologia do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Engenharia química | pt_BR |
dc.subject | Pós-Graduação | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.title | Geração, comunicação e absorção de conhecimento científico-tecnológico em sociedade dependente: um estudo de caso: o programa de engenharia química | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6810962461969436 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0817031652271267 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Silva, Eduardo da | - |
dc.description.resumo | Os planos e programas governamentais para o desenvolvimento científico-tecnológico, nas duas últimas décadas, refletiam a ideologia de que o binômio Ciência/Educação poderia ser colocado a serviço do desenvolvimento econômico. A analise do conhecimento científico-tecnológico produzido pelo Programa de Engenharia Química, através do método da observação participante, mostrou fraca interação do conhecimento gerado com as demandas dos setores produtivos, contatos informais irregulares e pouco representativos, alto índice de comunicação em congressos mas registro assistemático em periódicos. Esta situação e analisada dentro de um quadro de dependência que, na maioria das vezes, frusta tanto as tentativas de ligação com os setores produtivos quanto o desenvolvimento da atividade científico-tecnológica, inclusive no seu processo de comunicação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.publisher.initials | IBICT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::PROCESSOS DA COMUNICACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciência da Informação |
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