Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8630
Tipo: Dissertação
Título: Geração, comunicação e absorção de conhecimento científico-tecnológico em sociedade dependente: um estudo de caso: o programa de engenharia química
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Maria de Nazaré Freitas
Orientador: Oliveira, Adilson de
Coorientador: Silva, Eduardo da
Resumo: Os planos e programas governamentais para o desenvolvimento científico-tecnológico, nas duas últimas décadas, refletiam a ideologia de que o binômio Ciência/Educação poderia ser colocado a serviço do desenvolvimento econômico. A analise do conhecimento científico-tecnológico produzido pelo Programa de Engenharia Química, através do método da observação participante, mostrou fraca interação do conhecimento gerado com as demandas dos setores produtivos, contatos informais irregulares e pouco representativos, alto índice de comunicação em congressos mas registro assistemático em periódicos. Esta situação e analisada dentro de um quadro de dependência que, na maioria das vezes, frusta tanto as tentativas de ligação com os setores produtivos quanto o desenvolvimento da atividade científico-tecnológica, inclusive no seu processo de comunicação.
Resumo: The governmental programs and plans for technological-scientific development, during the last two decades, reflect the concept that technological-scientific learning leads to economic development. The analysis of technological-scientific knowledge generated in Chemical Engineering Program, through participant observation method, showed a very low degree of interaction between this knowledge and the demands of the productive sectors of the economy, i.e., irregular and unrepresentative informal contacts, high degree of communication in Professional Conferences but unsystematic publication of schorlarly works in professional journals. This low degree of interaction was found to occur within a situation of dependency on the more developed countries which, in most cases, frustrates the attempts to link technological-scientific knowledge with productive sectors of the economy as well as the development of greater technological-scientific activity including the process by which such activity and knowledge are transfered.
Palavras-chave: Comunicação científica
Sociologia do conhecimento
Ciência
Engenharia química
Pós-Graduação
Estudo de caso
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::PROCESSOS DA COMUNICACAO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Data de publicação: 1981
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
166119 Vol I.pdf22.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
166119 Vol II.pdf4.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.