Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8640
Type: Dissertação
Title: Usuários de informação: estudo realizado no curso de graduação em História, da Universidade Federal Fluminense
Author(s)/Inventor(s): Rosa, Regina Célia Pereira da
Advisor: Cunha, Lélia Galvão Caldas da
Co-advisor: Beider, Malca Dvoira
Abstract: Estudo do comportamento dos alunos do curso de graduação em Historia, da Universidade Federal Fluminense, frente aos recursos informativos disponíveis em bibliotecas. Buscou-se determinar: se os alunos utilizavam racionalmente tais recursos; se eram incentivados a fazê-lo, e se estavam interessados em participar de cursos sobre essa utilização. A partir dos resultados, sugeriu-se procedimentos com relação aos objetivos, métodos, planejamento e execução de programas de treinamento de usuários de informação na Universidade. Os dados foram coletados através de questionários respondidos pelos alunos, em dezembro de 1978, por ocasião das inscrições em disciplinas. A tabulação dos dados foi feita manualmente, sendo calculados índices percentuais, visto que o interesse era determinar a frequência de comportamentos. Constatou-se que o índice de utilização dos serviços de bibliotecas, com exceção do de empréstimo, e irrelevante. O livro-texto foi o material mais utilizado pela maioria dos estudantes como recurso informativo. Observou-se interesse, por parte dos alunos, em participar de treinamentos específicos para o que foram feitas recomendações objetivando propiciar maior interação entre bibliotecários, professores e alunos.
Abstract: A survey of students in the Graduate Course in Histrory, in the Universidade Federal Fluminense, was conducted to determine the extent to which the library was used as an information source. It was meant to establish: - if the students used such sources in a reasonable way; - if they were stimulated to do so, and if they would like to attend curses on how to use the above mentioned sources. Based on the results, procedures were suggested as to the objectives, methods, planning and accomplishing the education in the use of information in the University. The data were collected by means of questionnaires distributed to the students in December, 1978, during the registration period. These data were manually tabled, and percentual indices were calculated so as to determine similar behavior frequency.It was found that the use of the library services, except the loan service, was insignificant. According to the majority of the students, the textbook, as an information source, was the most used material. It was noticed that the students were interested in participating of courses on how to use libraries and their resources. To accomplish it, that is, to make it possible for the students to be able to take the best from the library resources, it was recommended that a better librarian/teacher/students relationship be implemented.
Keywords: Estudo de usuários
Bibliotecas universitárias
História
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Issue Date: 1982
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciência da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
56311.pdf4.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.