Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8699
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Migração e Serviço Social: entre o conservadorismo e a consolidação dos direitos democráticos
Autor(es)/Inventor(es): Aquino, Juliana Puga de
Orientador: Santos, Cleusa dos
Resumo: Investigação cujo objetivo é conhecer a formação econômica e social brasileira e como esse processo influenciou o fluxo migratório no país. Procedeu-se a um resgate histórico-crítico que prioriza identificar os processos da migração, as mudanças no mundo do trabalho e a redefinição do papel do Estado, com intuito de compreender a manutenção do conservadorismo e os impactos do ideário neoliberal na Política Social, mais precisamente na Política de Assistência Social. A partir da análise da assistência, identificar que ações assistenciais estão voltadas para o atendimento das necessidades sociais dos migrantes e que relação elas guardam com o projeto profissional de ruptura, considerando as funções privativas dos assistentes sociais conforme estabelece o Código de Ética Profissional e a Lei de Regulamentação da Profissão de 1993.
Palavras-chave: Assistência social
Migração
Neoliberalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Fev-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AQUINO, Juliana Puga. Migração e Serviço Social: entre o conservadorismo e a consolidação dos direitos democráticos. 2016. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPAquino.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.