Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/869
Tipo: | Trabalho de conclusão de especialização |
Título: | Informática educativa e a mudança educacional: utilização de novas ferramentas da aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | Computer Education and Educational Change: The use of Technology in Education and the changes it provides |
Autor(es)/Inventor(es): | Vidal, Sandra Miranda |
Orientador: | Fresquet, Adriana Mabel |
Resumo: | O presente trabalho procurou traçar um perfil da utilização do laboratório de informática, captando visões de professores de uma escola pública sobre possibilidades pedagógicas da introdução de novas ferramentas de aprendizagem nas escolas estaduais participantes do Programa Nacional de Informática na Educação, do MEC. Pretendendo investigar se o contato com um computador ligado à rede mundial pode ampliar os horizontes, desenvolvendo novas formas de aprender e interagir, melhorando as relações profissionais e afetivas, dentro e fora do ambiente escolar. Para realização deste trabalho optou-se por uma abordagem qualitativa, aplicando-se um questionário a um grupo selecionado de professores em efetiva regência de turma. A escolha desta pesquisa se justifica pela necessidade de estudar a reação dos professores participantes diante a inserção da informática e outras mídias já disponíveis na escola, seu conhecimento e uso cotidiano na prática pedagógica. Os resultados obtidos através deste modesto trabalho indicam que professores que adotaram o uso de computador e internet como suporte das atividades em sala de aula, modificaram sua prática e perceberam que seus alunos assimilam melhor os conteúdos trabalhados em suas atividades |
Resumo: | The present study aimed to profile the use of the computer lab, observing the teacher's view about the possibilities of introducting new learning tools in the public schools participating In the National Programme for IT in Education, from MEC. Intending to investigate whether contact with a computer connected to the global netwok can widen horizons, developing newways to learn and interact, improving the professional and emotional, within and outside the school environment. We opter to a qualitative approach in this paper, applying a questionnaire to a selected group of teachers in classroom. The choice of this research is justified by the need to study the reaction of the participating teachers by including the computer and other media already available in school, their knowledge and everyday teaching practice. The modest results obtained in this work indicate that teachers who adopted the use of computer and internet activities to support the classroom, changed their practice and found that their students better assimilated worked on their activities. |
Palavras-chave: | Educational technology Computadores Tecnologia educacional |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde |
Unidade produtora: | Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 5-Mai-2011 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Mídias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
778206.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.