Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8703
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cuidados paliativos e sua importância social: a humanização nos cuidados em saúde
Autor(es)/Inventor(es): Papinutto, Marianna de S. Thiago
Orientador: Soares, Ilma Rezende
Resumo: Discute a importância dos cuidados paliativos num contexto de transição demográfica e aumento de pessoas com doenças crônicas degenerativas ou em fase terminal, numa interlocução direta com a Política Nacional de Humanização. Seus objetivos são: a) Refletir sobre as propostas dos cuidados paliativos frente aos princípios fundamentais que norteiam a Política Nacional de Humanização; b) Discutir a relevância social da atenção em Cuidados Paliativos. Para isso, é constituído de três partes: a primeira discorre sobre os cuidados paliativos, seu surgimento e conceitos. A segunda traz um debate sobre a Humanização e a criação do Plano Nacional de Humanização traçando um paralelo com a proposta dos Cuidados Paliativos. A terceira afirma a importância social dos cuidados paliativos no Brasil. Discute ainda o papel do assistente social no contexto desta atenção na área da saúde. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica, coleta e análise de dados empíricos. Por fim, as considerações finais retomam o objetivo e os objetivos do estudo, sintetizando os principais resultados e conclusões, além de apontar possibilidades de novos estudos.
Palavras-chave: Política de saúde
Cuidados paliativos
Humanização
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PAPINUTTO, Marianna de S. Thiago. Cuidados paliativos e sua importância social: a humanização nos cuidados em saúde. 2016. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSTPapinutto.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.