Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/872
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Fenômeno cultural e mercado potencial: o caso dos fãs de Tolkien no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Pinho, Eduardo Campos Madureira de
Advisor: Silva, Claudete Lima da
Abstract: A partir da radiografia antropológica do segmento de mercado dos fãs da obra de Tolkien, busca-se entender como são criados esses grupos que tem valores e simbólica próprios e cujo princípio edificante é o interesse comum. À partir das novas possibilidades midiáticas e comunicacionais trazidas pela Internet, é traçado um perfil dessas sociedades, explicando quais são seus interesses e seu potencial de consumo. Mostra-se a partir do exemplo estudado que no mercado de fãs se encontra um importante e sub-aproveitado nicho mercadológico, a ser melhor considerado pela indústria de serviços e entretenimento para estabelecer suas estratégias de mercado. Esse mercado brasileiro de fãs de Tolkien possui características únicas em aspectos tais como o caráter político, fragmentado e amador dos fã-clubes, conforme a pesquisa revela.
Keywords: Fandom

Nicho social
Consumidor
Tolkien
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Jun-2005
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PINHO, Eduardo Campos Madureira de. Fenômeno cultural e mercado potencial: o caso dos fãs de Tolkien no Brasil. 2004. 155 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EPinho.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.