Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/8764
Especie: | Dissertação |
Título : | Comunidades de prática online para as bibliotecas dos colégios de aplicação das IFES: um espaço de discussão sobre a mediação da leitura e da informação |
Autor(es)/Inventor(es): | Valdez, Tatyanne |
Tutor: | Calil Junior, Alberto |
Resumen: | Aborda a mediação da leitura e a mediação da informação no âmbito das bibliotecas escolares. Apresenta uma proposta para a criação de uma comunidade de prática online para os profissionais que atuam nas bibliotecas dos colégios de aplicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) trocarem informações e experiências sobre as ações de mediação da leitura e informação. Desta forma, verifica quais são as ações de mediação desenvolvidas nessas bibliotecas dos colégios de aplicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Também, pretende identificar o entendimento dos bibliotecários dos colégios de aplicação no que se refere à mediação da leitura e da informação como ações que contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos. Além disso, busca saber qual é a melhor plataforma na internet para a configuração de uma comunidade de prática online. Para tanto, adota-se a metodologia qualitativa, com caráter exploratório para alcançar os propósitos deste trabalho. O universo da pesquisa de campo são as dezessete bibliotecas dos colégios de aplicação das IFES e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foi aplicação de questionários e realização de entrevistas com cinco bibliotecários. Deste modo, utiliza-se a análise de conteúdo como técnica para tratar os dados coletados. O resultado da pesquisa apresenta informações importantes sobre as atividades de mediação da leitura e da informação que são realizadas pelas bibliotecas dos colégios de aplicação. Além de constatar que o facebook é a rede social na internet ideal para atender a implementação de uma comunidade de prática online e, assim, disponibilizar informações para esses profissionais refletirem e discutirem sobre as suas práticas em torno da mediação da leitura e da informação. |
Resumen: | Discusses the mediation of reading and mediation of information in the context of school libraries. It presents a proposal for the creation of a community of online practice so the professionals who act in the application school's libraries of the Federal Institutions of Higher Education (FIHE) can exchange information and experience about the mediation of reading and of information. Thus, verifies wich are the mediation actions developed on the application school's libraries of the Federal Institutions of Higher Education (FIHE). Also, pretends to identify the understanding of the librarians on the application schools regards the mediation of reading and the mediation of information as actions who contribute to the students learning process. Besides, try to discover what is the best internet platform to configure a online practice comunity. To do so, adopts a qualitative methodology, with exploratory character, to reach the purposes of this work. The universe of the field research were the seventeen libraries of the FIHEs' application schools and the instruments used to collect data were questionnaires and interviews with five librarians. In this matter, the content analysis was used as the technique to process the data collected. The research result shows the important informations about the activities of mediation of reading and mediation of information who are realized by the application schools' libraries. It confirms that Facebook is the ideal social media to the implementation of an online practice community to these professionals and also provides the the tools for debates about their practice. |
Materia: | Biblioteca escolar Leitura Mediação da informação Comunidade virtual |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
Unidade de producción: | Escola de Biblioteconomia |
Editor: | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 25-sep-2015 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Teses e Dissertações de outras Instituições |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VALDEZ,TCGF.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.