Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/877
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMendonça, Adriany Ferreira de-
dc.contributor.authorSilva, Mírian Coroa dos Santos-
dc.date.accessioned2016-10-13T18:09:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:17Z-
dc.date.issued2011-06-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/877-
dc.description.abstractStudy the computer and video in education as learning tools for the new millennium. The Computer in Education stands today as a new way to facilitate the teaching-learning process. The computer, with new lights and glitter, is opposed to the old chalkboard and proposes a new era in education. The video production has been a tool that allows the enrichment of technical knowledge on the use of the camera, and editing images, socializing knowledge, developing new skills and reflecting on the proposed content. It appears that education will improve with the use of TICs in a new posture in front of teachers and learners the opportunity to build new knowledge through nonlinear parameters. The school placed in the context of technology, with qualified teachers can more easily make citizens aware and autonomous, allowing students to develop a critical view of the multiple information arriving at each instant, the Internet and the various media, while allowing the social integration of students. The methodology was the research literature on reading and analyzing books, as well as field research by collecting data using questionnaires at school under study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectComputadorespt_BR
dc.subjectEducational technologyen
dc.titleVivências do ensino com o uso da informática e do vídeo nas escolas do Município de Cabo Friopt_BR
dc.title.alternativeTeaching experiences with the use of IT and video in Schools in the city of Cabo Frioen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2483308383664394pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Alexandre Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9733423575641630pt_BR
dc.contributor.referee2Nova, João Luiz Leocádio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2112113078141846pt_BR
dc.description.resumoEstuda o computador e o vídeo na educação como ferramentas de aprendizagem para o novo milênio. A Informática Educativa se coloca, hoje, como um novo caminho para facilitar o processo ensino-aprendizagem. O computador, com brilho e luzes novas, se contrapõe ao velho quadro de giz e propõe um novo tempo na educação. A produção de vídeo vem sendo uma ferramenta que possibilita o enriquecimento do conhecimento técnico sobre o uso da câmera, edição e imagens, socializando os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo novas habilidades e refletindo sobre o conteúdo proposto. Verifica-se que a educação melhorará com o uso das TICs numa nova postura de professores e aprendizes diante da oportunidade de construir o conhecimento através de novos parâmetros não lineares. A escola. inserida no contexto da tecnologia, com professores preparados, pode, com mais facilidade, formar cidadãos autônomos e conscientes, permitindo que os alunos desenvolvam uma postura crítica diante das múltiplas informações que chegam a cada instante, pela internet e pelos diversos meios de comunicação, ao mesmo tempo, possibilitando a inserção social dos educandos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica na leitura e análise de livros, além da pesquisa de campo, através da coleta de dados com o uso de questionários aplicados na escola de objeto de estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto NUTES de Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Mídias na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
778159.pdf341.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.