Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/877
Especie: | Trabalho de conclusão de especialização |
Título : | Vivências do ensino com o uso da informática e do vídeo nas escolas do Município de Cabo Frio |
Otros títulos: | Teaching experiences with the use of IT and video in Schools in the city of Cabo Frio |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Mírian Coroa dos Santos |
Tutor: | Mendonça, Adriany Ferreira de |
Resumen: | Estuda o computador e o vídeo na educação como ferramentas de aprendizagem para o novo milênio. A Informática Educativa se coloca, hoje, como um novo caminho para facilitar o processo ensino-aprendizagem. O computador, com brilho e luzes novas, se contrapõe ao velho quadro de giz e propõe um novo tempo na educação. A produção de vídeo vem sendo uma ferramenta que possibilita o enriquecimento do conhecimento técnico sobre o uso da câmera, edição e imagens, socializando os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo novas habilidades e refletindo sobre o conteúdo proposto. Verifica-se que a educação melhorará com o uso das TICs numa nova postura de professores e aprendizes diante da oportunidade de construir o conhecimento através de novos parâmetros não lineares. A escola. inserida no contexto da tecnologia, com professores preparados, pode, com mais facilidade, formar cidadãos autônomos e conscientes, permitindo que os alunos desenvolvam uma postura crítica diante das múltiplas informações que chegam a cada instante, pela internet e pelos diversos meios de comunicação, ao mesmo tempo, possibilitando a inserção social dos educandos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica na leitura e análise de livros, além da pesquisa de campo, através da coleta de dados com o uso de questionários aplicados na escola de objeto de estudo. |
Resumen: | Study the computer and video in education as learning tools for the new millennium. The Computer in Education stands today as a new way to facilitate the teaching-learning process. The computer, with new lights and glitter, is opposed to the old chalkboard and proposes a new era in education. The video production has been a tool that allows the enrichment of technical knowledge on the use of the camera, and editing images, socializing knowledge, developing new skills and reflecting on the proposed content. It appears that education will improve with the use of TICs in a new posture in front of teachers and learners the opportunity to build new knowledge through nonlinear parameters. The school placed in the context of technology, with qualified teachers can more easily make citizens aware and autonomous, allowing students to develop a critical view of the multiple information arriving at each instant, the Internet and the various media, while allowing the social integration of students. The methodology was the research literature on reading and analyzing books, as well as field research by collecting data using questionnaires at school under study. |
Materia: | Tecnologia educacional Computadores Educational technology |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde |
Unidade de producción: | Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 6-jun-2011 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Mídias na Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
778159.pdf | 341.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.