Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8789
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A realização morfológica aspectual em verbos prolongáveis temporalmente e de mudança de estado: dados de aquisição do português do Brasil
Author(s)/Inventor(s): Silva, Maria Carolina de Souza
Advisor: Martins, Adriana Leitão
Abstract: O objetivo deste estudo é contribuir para o entendimento da categoria aspecto no português do Brasil (PB). Este trabalho pretende investigar se os traços semânticos minimal events are extended e event of change, propostos por Rothstein (2008) como caracterizadores dos tipos de verbo, motivam o uso de determinadas morfologias na fala da criança adquirindo o PB. Desta forma, as hipóteses que permeiam este trabalho são de que (i) a morfologia de progressivo (estar + gerúndio) é realizada inicialmente associada somente a verbos com o traço minimal events are extended marcado positivamente na fala da criança adquirindo o PB e (ii) a morfologia de pretérito perfeito é realizada inicialmente associada somente a verbos com o traço event of change marcado positivamente na fala da criança adquirindo o PB. Para tanto, adotou-se um estudo de caso de caráter longitudinal a partir de dados secundários de Rodrigues (2019). Os resultados obtidos das análises mostram que, inicialmente, a morfologia de progressivo só foi produzida associada a verbos que têm o traço minimal events are extended marcado positivamente e a de pretérito perfeito, a verbos com o traço event of change marcado positivamente. Logo, as hipóteses não puderam ser refutadas. Tendo como base os dados analisados, ainda que alguns autores sugiram que telicidade seja uma propriedade semântica dos verbos, defendemos que telicidade seja uma propriedade do sintagma verbal como sugere Rothstein (2008).
Keywords: Português do Brasil
Verbo
Aquisição da linguagem
Morfologia (linguística)
Semântica
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Department : Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Maria Carolina S. A realização morfológica aspectual em verbos prolongáveis temporalmente e de mudança de estado: dados de aquisição do português do Brasil. 2019. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras: Português – inglês) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2019.
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCSSilva.pdf194,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.