Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8789
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A realização morfológica aspectual em verbos prolongáveis temporalmente e de mudança de estado: dados de aquisição do português do Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Maria Carolina de Souza
Tutor: Martins, Adriana Leitão
Resumen: O objetivo deste estudo é contribuir para o entendimento da categoria aspecto no português do Brasil (PB). Este trabalho pretende investigar se os traços semânticos minimal events are extended e event of change, propostos por Rothstein (2008) como caracterizadores dos tipos de verbo, motivam o uso de determinadas morfologias na fala da criança adquirindo o PB. Desta forma, as hipóteses que permeiam este trabalho são de que (i) a morfologia de progressivo (estar + gerúndio) é realizada inicialmente associada somente a verbos com o traço minimal events are extended marcado positivamente na fala da criança adquirindo o PB e (ii) a morfologia de pretérito perfeito é realizada inicialmente associada somente a verbos com o traço event of change marcado positivamente na fala da criança adquirindo o PB. Para tanto, adotou-se um estudo de caso de caráter longitudinal a partir de dados secundários de Rodrigues (2019). Os resultados obtidos das análises mostram que, inicialmente, a morfologia de progressivo só foi produzida associada a verbos que têm o traço minimal events are extended marcado positivamente e a de pretérito perfeito, a verbos com o traço event of change marcado positivamente. Logo, as hipóteses não puderam ser refutadas. Tendo como base os dados analisados, ainda que alguns autores sugiram que telicidade seja uma propriedade semântica dos verbos, defendemos que telicidade seja uma propriedade do sintagma verbal como sugere Rothstein (2008).
Materia: Português do Brasil
Verbo
Aquisição da linguagem
Morfologia (linguística)
Semântica
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Maria Carolina S. A realização morfológica aspectual em verbos prolongáveis temporalmente e de mudança de estado: dados de aquisição do português do Brasil. 2019. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras: Português – inglês) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MCSSilva.pdf194.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.