Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8814
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fragozo, Fernando | - |
dc.contributor.author | Marques, Helena Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-15T19:27:42Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-29 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Helena Santos. É por demais forte simbolicamente para eu não me abalar: Caetano Veloso, o artista-intelectual. 2018. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8814 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Veloso, Caetano | pt_BR |
dc.subject | Indústria cultural | pt_BR |
dc.subject | Intelectualidade | pt_BR |
dc.title | É por demais forte simbolicamente para eu não me abalar: Caetano Veloso, o artista-intelectual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8778872217181908 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gastaldoni, Dante | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1793875080581837 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Amaral, Marcio Tavares d' | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7322409196325122 | pt_BR |
dc.description.resumo | Observa de que modo Caetano Veloso pode ser entendido como um artista-intelectual, que debate questões como cultura, identidade, baianidade, sobre o reconhecimento como latino-americano ao longo de sua trajetória artística e de que modo essa criticidade marcante do seu pensamento contribui para que mesmo com 50 anos de carreira ele seja um nome presente nos mais diversos tipos de mídia. Além disso, é debatido como Caetano se reinventa ao longo da sua carreira em um contexto marcado pela indústria cultural e uma consequente pressão por parte das gravadoras para que os artistas produzam trabalhos cada vez mais comerciais e menos experimentais. Para isso, o debate de Adorno sobre conceitos como a indústria cultural, o papel dos músicos no século XX e a fusão entre cultura erudita e popular são tópicos importantes nessa discussão. Outra questão importante, já que Caetano se identifica com diversas alcunhas é o entendimento do conceito de identidade cultural nas visões de Stuart Hall e Néstor Canclini. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HMarques.pdf | 676.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.