Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8814
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: É por demais forte simbolicamente para eu não me abalar: Caetano Veloso, o artista-intelectual
Autor(es)/Inventor(es): Marques, Helena Santos
Orientador: Fragozo, Fernando
Resumo: Observa de que modo Caetano Veloso pode ser entendido como um artista-intelectual, que debate questões como cultura, identidade, baianidade, sobre o reconhecimento como latino-americano ao longo de sua trajetória artística e de que modo essa criticidade marcante do seu pensamento contribui para que mesmo com 50 anos de carreira ele seja um nome presente nos mais diversos tipos de mídia. Além disso, é debatido como Caetano se reinventa ao longo da sua carreira em um contexto marcado pela indústria cultural e uma consequente pressão por parte das gravadoras para que os artistas produzam trabalhos cada vez mais comerciais e menos experimentais. Para isso, o debate de Adorno sobre conceitos como a indústria cultural, o papel dos músicos no século XX e a fusão entre cultura erudita e popular são tópicos importantes nessa discussão. Outra questão importante, já que Caetano se identifica com diversas alcunhas é o entendimento do conceito de identidade cultural nas visões de Stuart Hall e Néstor Canclini.
Palavras-chave: Veloso, Caetano
Indústria cultural
Intelectualidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Jun-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MARQUES, Helena Santos. É por demais forte simbolicamente para eu não me abalar: Caetano Veloso, o artista-intelectual. 2018. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HMarques.pdf676.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.