Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8827
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise dos tratamentos oncológicos de mama: uma série temporal entre os anos 2008 e 2015 no estado do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Isabel Garcia de Almeida, Rocha
Advisor: Mendonça, Paulo Eduardo Xavier de
Abstract: As políticas públicas são fundamentais para que se tenha uma assistência em saúde de qualidade. São as políticas e programas de saúde que irão garantir a prevenção, tratamento e reabilitação aos pacientes com câncer de mama. O objetivo desse trabalho é analisar a produção dos tratamentos oncológicos de mama (cirurgia, quimioterapia, radioterapia), no período de 2008 a 2015, no estado do Rio de Janeiro, a fim de se observar uma possível associação entre a terapêutica e as políticas voltadas para o câncer de mama. Para tal fim, foi realizado coleta de dados no DATASUS e elaboração de gráficos no Excel, para se obter a quantidade de cada procedimento realizado e a consolidação dos dados. A análise final foi realizada com o auxílio de levantamento bibliográfico associado ao tema. O resultado demonstrou que, de fato, existe uma relação entre o tempo e a quantidade de tratamentos realizados; e que diversos são os fatores envolvidos, dentre eles os programas e politicas públicas voltados para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
Keywords: Políticas Públicas
Neoplasias da Mama
Saúde Pública
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Isabel Garcia de Almeida. Análise dos tratamentos oncológicos de mama: uma série temporal entre os anos 2008 e 2015 no estado do Rio de Janeiro. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IGAROCHA.pdf818.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.