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dc.contributor.advisorPires, Paulo Roberto-
dc.contributor.authorSantos, Mila Chaseliov Pereira dos-
dc.date.accessioned2016-10-13T18:42:09Z-
dc.date.available2016-10-15T03:00:09Z-
dc.date.issued2005-06-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Mila Chaseliov Pereira dos. O botequim na era da reprodutibilidade das filiais: estudo de caso do Belmonte. 2005. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/882-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBotequimpt_BR
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectMarketing estrategicopt_BR
dc.titleO botequim na era da reprodutibilidade das filiais: estudo de caso do Belmontept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Mello, Pedro Paulo Thiago de-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8442693180755389pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Monica Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184pt_BR
dc.contributor.referee2Strozenberg, Ilana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é entender a transformação do botequim, uma instituição cultural do Rio de Janeiro, em um fenômeno de Marketing. Para estudo de caso é escolhido o Belmonte, inicialmente um botequim pé-sujo na Praia do Flamengo, que após mudança de administração transforma-se em um dos mais concorridos e bem sucedidos bares da cidade, rapidamente tornando-se uma rede, com cinco casas espalhadas pela Zona Sul da cidade. Esse fenômeno se deve em parte ao Rio Botequim, livro guia patrocinado pela Prefeitura, no qual são listados botequins da cidade, e em parte ao declínio do poder aquisitivo da classe média, que passa a freqüentar os botequins por ser uma opção mais informal e barata de lazer. A metodologia de pesquisa baseia-se em observação direta nas cinco casas da rede, avaliando a padronização de serviço, arquitetura, comidas e bebidas, entrevistas procurando identificar e entender as representações acerca do botequim com proprietários de botequins tradicionais e novos, e com jornalistas, pesquisadores, profissionais de Marketing e Publicidade envolvidos no mercado, alem de boêmios notáveis. A produção acadêmica sobre o tema ainda é muito restrita, apenas teses e dissertações de Antropologia. Na Publicidade foi utilizada a teoria de Marketing de Serviços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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