Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8833
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernandes, Amaury | - |
dc.contributor.author | Araújo, Carolina Carvalho Rosa de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-16T18:49:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-06 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Carolina Carvalho Rosa de. Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo. Rio de Janeiro, 2018. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8833 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Editoração | pt_BR |
dc.subject | Língua de sinais | pt_BR |
dc.title | Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4122556035502006 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Feijó, Mário | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5152972526429719 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mendes, Claudia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9967897017496723 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Lei nº 10.436, que entrou em vigor em 2002, passou a considerar a Libras (Língua Brasileira de Sinais) uma língua oficial do Brasil. Em 1996, seis anos antes, chegara ao país o SignWriting, um sistema de escrita que pode ser adaptado para qualquer língua de sinais. O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais por parte do governo, assim como a possibilidade de uso dessa língua no formato escrito, foram avanços de alta importância para a comunidade surda. No entanto, os surdos brasileiros ainda enfrentam muitas barreiras que dificultam sua efetiva inserção na sociedade. São poucas as escolas com profissionais capacitados para ensinar alunos surdos, a Libras não é parte obrigatória do currículo escolar e o SignWriting ainda é uma forma de escrita pouco difundida. Enquanto isso, esses brasileiros – 9,7 milhões de pessoas –, são produtores e consumidores de artigos editoriais, da mesma forma que a porção ouvinte da população. Este trabalho parte da visão da surdez como diferença, e não como deficiência; buscando, nos Estudos Surdos, através dos autores CAPOVILLA, KARNOPP, QUADROS, SKLIAR, STROBEL e STUMPF, embasamento teórico para a compreensão da surdez e da cultura surda. Nossa proposta é identificar como se apresentam no mercado editorial de livros infantis em SignWriting, abordando, inclusive, o tamanho desse mercado consumidor e a importância de atingi-lo. Analisaremos os livros infantis bilíngues (escritos em SignWriting e em Português) publicados pela editora da ULBRA, sendo eles: Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Produção editorial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAraujo.pdf | 5.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.