Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8833
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo
Autor(es)/Inventor(es): Araújo, Carolina Carvalho Rosa de
Orientador: Fernandes, Amaury
Resumo: A Lei nº 10.436, que entrou em vigor em 2002, passou a considerar a Libras (Língua Brasileira de Sinais) uma língua oficial do Brasil. Em 1996, seis anos antes, chegara ao país o SignWriting, um sistema de escrita que pode ser adaptado para qualquer língua de sinais. O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais por parte do governo, assim como a possibilidade de uso dessa língua no formato escrito, foram avanços de alta importância para a comunidade surda. No entanto, os surdos brasileiros ainda enfrentam muitas barreiras que dificultam sua efetiva inserção na sociedade. São poucas as escolas com profissionais capacitados para ensinar alunos surdos, a Libras não é parte obrigatória do currículo escolar e o SignWriting ainda é uma forma de escrita pouco difundida. Enquanto isso, esses brasileiros – 9,7 milhões de pessoas –, são produtores e consumidores de artigos editoriais, da mesma forma que a porção ouvinte da população. Este trabalho parte da visão da surdez como diferença, e não como deficiência; buscando, nos Estudos Surdos, através dos autores CAPOVILLA, KARNOPP, QUADROS, SKLIAR, STROBEL e STUMPF, embasamento teórico para a compreensão da surdez e da cultura surda. Nossa proposta é identificar como se apresentam no mercado editorial de livros infantis em SignWriting, abordando, inclusive, o tamanho desse mercado consumidor e a importância de atingi-lo. Analisaremos os livros infantis bilíngues (escritos em SignWriting e em Português) publicados pela editora da ULBRA, sendo eles: Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo.
Palavras-chave: Livro didático
Literatura infantojuvenil
Editoração
Língua de sinais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ARAÚJO, Carolina Carvalho Rosa de. Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo. Rio de Janeiro, 2018. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

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